PREDILEÇÃO PELOS MOTORES DIANTEROS
No entanto, quando se fala em mercado de ônibus brasileiro, ainda se
fala em veículos de motores dianteiros. É bem verdade que a tecnologia
com mais avanços permite motores nesta posição com uma qualidade
superior. Mas fato é que ainda não podem ser comparados aos ônibus de
motores traseiros, tanto no conforto para motoristas e passageiros.
Porém, ônibus com motor dianteiro ainda são os prediletos dos frotistas. Os motivos são óbvios: eles fazem o mesmo serviço que poderia ser feito por um ônibus de motor traseiro, com consumo inferior, serviços de reparos e peças com preços mais convidativos e os próprios veículos são mais baratos.
Assim, pensar que o desenvolvimento da indústria nacional, a preocupação em oferecer transportes de qualidade na época da Copa e algumas exigências legais diminuirão a participação dos dianteiros no mercado nacional, é uma ilusão.
Provas são os lançamentos das fabricantes.
No ano passado, a Volkswagen lançou o 17-260 EOD, de 260 cavalos, e a Scania o F 230, de 230 cavalos, e o F 270, de 270 cavalos, todos para serviços intermunicipais de fretamento e rodoviários de curtas distâncias.
Várias empresas que há muito tempo não usavam motores dianteiros voltaram para a opção e outras que já faziam uso, aumentaram o número de veículos nessa configuração.
Até a aclamada Geração Sete de carrocerias rodoviárias e da Marcopolo, com o Paradiso (1050 e 1200) e Viaggio (900 e 1050), tem sido largamente colocada em chassis com motores dianteiros.
A Mercedes Benz, que já apresenta a maior gama de motores dianteiros, chegou até a “comer bola” para lançar um veículo de motorização dianteira para o filão de rodoviários de curto trajeto, intermunicipais e fretamento.
Porém, antes tarde do que nunca, apresentou neste ano o OF 1730. O veículo tem um motor generoso para o segmento e rende 305 cavalos.
Ele se soma aos “irmãos de motor dianteiro” OF 1218, OF 1418 e OF 1722.
A capacidade de Peso Bruto Total também é interessante para o segmento: 18.100 quilos.
Quem sonhou com cidades e serviços de turismo com a predominância de motores traseiros ou no meio em ônibus, que também são mais silenciosos em geral, pode acordar e pegar um OF e um EOD.
Nos serviços urbanos, os motores dianteiros chegam a dominar cidades inteiras, e cidades de portes médio e grande. Um exemplo é Santo André. Dá pra se contar nos dedos os ônibus urbanos de motor traseiro: os Caio Apache Vip I – Mercedes Benz OH 1621 L e os 4 Caio Millennium II – Volkswagen 17-260 EOT, da Expresso Guarará, única empresa que não pertence ao Consórcio União Santo André, mas presta serviços na cidade, operando e cuidando da manutenção do sistema Vila Luzita, que inclui um terminal, um corredor segregado (na Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo) e 3 linhas troncais e outras alimentadoras que partem da Vila Luzita para bairros na região.
Acompanhe algumas especificações técnicas dos dois novos modelos da Mercedes.
Porém, ônibus com motor dianteiro ainda são os prediletos dos frotistas. Os motivos são óbvios: eles fazem o mesmo serviço que poderia ser feito por um ônibus de motor traseiro, com consumo inferior, serviços de reparos e peças com preços mais convidativos e os próprios veículos são mais baratos.
Assim, pensar que o desenvolvimento da indústria nacional, a preocupação em oferecer transportes de qualidade na época da Copa e algumas exigências legais diminuirão a participação dos dianteiros no mercado nacional, é uma ilusão.
Provas são os lançamentos das fabricantes.
No ano passado, a Volkswagen lançou o 17-260 EOD, de 260 cavalos, e a Scania o F 230, de 230 cavalos, e o F 270, de 270 cavalos, todos para serviços intermunicipais de fretamento e rodoviários de curtas distâncias.
Várias empresas que há muito tempo não usavam motores dianteiros voltaram para a opção e outras que já faziam uso, aumentaram o número de veículos nessa configuração.
Até a aclamada Geração Sete de carrocerias rodoviárias e da Marcopolo, com o Paradiso (1050 e 1200) e Viaggio (900 e 1050), tem sido largamente colocada em chassis com motores dianteiros.
A Mercedes Benz, que já apresenta a maior gama de motores dianteiros, chegou até a “comer bola” para lançar um veículo de motorização dianteira para o filão de rodoviários de curto trajeto, intermunicipais e fretamento.
Porém, antes tarde do que nunca, apresentou neste ano o OF 1730. O veículo tem um motor generoso para o segmento e rende 305 cavalos.
Ele se soma aos “irmãos de motor dianteiro” OF 1218, OF 1418 e OF 1722.
A capacidade de Peso Bruto Total também é interessante para o segmento: 18.100 quilos.
Quem sonhou com cidades e serviços de turismo com a predominância de motores traseiros ou no meio em ônibus, que também são mais silenciosos em geral, pode acordar e pegar um OF e um EOD.
Nos serviços urbanos, os motores dianteiros chegam a dominar cidades inteiras, e cidades de portes médio e grande. Um exemplo é Santo André. Dá pra se contar nos dedos os ônibus urbanos de motor traseiro: os Caio Apache Vip I – Mercedes Benz OH 1621 L e os 4 Caio Millennium II – Volkswagen 17-260 EOT, da Expresso Guarará, única empresa que não pertence ao Consórcio União Santo André, mas presta serviços na cidade, operando e cuidando da manutenção do sistema Vila Luzita, que inclui um terminal, um corredor segregado (na Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo) e 3 linhas troncais e outras alimentadoras que partem da Vila Luzita para bairros na região.
Acompanhe algumas especificações técnicas dos dois novos modelos da Mercedes.
OF 1730
Motor: Mercedes Benz OM 926 LA – Conama Fase P5 (Euro III)
Potência : 305 cavalos a 2 200 rpm – 225 KW
Cilindrada : 7.2
Transmissão : 6 marchas sincronizadas ZF SG 1550 com acionamento por alavanca
Direção : hidráulica
Comprimento Total : 11,8 m
Entre eixos : 5,95 m
Largura : 2,52 m
Balanço Dianteiro (distância entre o para-choque dianteiros e o eixo da frente): 2,4 m
Balanço Traseiro : (distância entre o eixo traseiro e o pára-choque de trás) 3,54 m
Potência : 305 cavalos a 2 200 rpm – 225 KW
Cilindrada : 7.2
Transmissão : 6 marchas sincronizadas ZF SG 1550 com acionamento por alavanca
Direção : hidráulica
Comprimento Total : 11,8 m
Entre eixos : 5,95 m
Largura : 2,52 m
Balanço Dianteiro (distância entre o para-choque dianteiros e o eixo da frente): 2,4 m
Balanço Traseiro : (distância entre o eixo traseiro e o pára-choque de trás) 3,54 m
Bom dia quero saber mais da mercedes commuter of 1730 Euro 3 AUTOMATIC.
ResponderExcluirCpts
Costa Pite