quinta-feira, 1 de março de 2012

Chassi Mercedes-Benz OF - 1730


 PREDILEÇÃO PELOS MOTORES DIANTEROS


No entanto, quando se fala em mercado de ônibus brasileiro, ainda se fala em veículos de motores dianteiros. É bem verdade que a tecnologia com mais avanços permite motores nesta posição com uma qualidade superior. Mas fato é que ainda não podem ser comparados aos ônibus de motores traseiros, tanto no conforto para motoristas e passageiros.
Porém, ônibus com motor dianteiro ainda são os prediletos dos frotistas. Os motivos são óbvios: eles fazem o mesmo serviço que poderia ser feito por um ônibus de motor traseiro, com consumo inferior, serviços de reparos e peças com preços mais convidativos e os próprios veículos são mais baratos.
Assim, pensar que o desenvolvimento da indústria nacional, a preocupação em oferecer transportes de qualidade na época da Copa e algumas exigências legais diminuirão a participação dos dianteiros no mercado nacional, é uma ilusão.
Provas são os lançamentos das fabricantes.
No ano passado, a Volkswagen lançou o 17-260 EOD, de 260 cavalos, e a Scania o F 230, de 230 cavalos, e o F 270, de 270 cavalos, todos para serviços intermunicipais de fretamento e rodoviários de curtas distâncias.
Várias empresas que há muito tempo não usavam motores dianteiros voltaram para a opção e outras que já faziam uso, aumentaram o número de veículos nessa configuração.
Até a aclamada Geração Sete de carrocerias rodoviárias e da Marcopolo, com o Paradiso (1050 e 1200) e Viaggio (900 e 1050), tem sido largamente colocada em chassis com motores dianteiros.
A Mercedes Benz, que já apresenta a maior gama de motores dianteiros, chegou até a “comer bola” para lançar um veículo de motorização dianteira para o filão de rodoviários de curto trajeto, intermunicipais e fretamento.
Porém, antes tarde do que nunca, apresentou neste ano o OF 1730. O veículo tem um motor generoso para o segmento e rende 305 cavalos.
Ele se soma aos “irmãos de motor dianteiro” OF 1218, OF 1418 e OF 1722.
A capacidade de Peso Bruto Total também é interessante para o segmento: 18.100 quilos.
Quem sonhou com cidades e serviços de turismo com a predominância de motores traseiros ou no meio em ônibus, que também são mais silenciosos em geral, pode acordar e pegar um OF e um EOD.
Nos serviços urbanos, os motores dianteiros chegam a dominar cidades inteiras, e cidades de portes médio e grande. Um exemplo é Santo André. Dá pra se contar nos dedos os ônibus urbanos de motor traseiro: os Caio Apache Vip I – Mercedes Benz OH 1621 L e os 4 Caio Millennium II – Volkswagen 17-260 EOT, da Expresso Guarará, única empresa que não pertence ao Consórcio União Santo André, mas presta serviços na cidade, operando e cuidando da manutenção do sistema Vila Luzita, que inclui um terminal, um corredor segregado (na Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo) e 3 linhas troncais e outras alimentadoras que partem da Vila Luzita para bairros na região.
Acompanhe algumas especificações técnicas dos dois novos modelos da Mercedes.
OF 1730
Motor: Mercedes Benz OM 926 LA – Conama Fase P5 (Euro III)
Potência
: 305 cavalos a 2 200 rpm – 225 KW
Cilindrada
: 7.2
Transmissão
: 6 marchas sincronizadas ZF SG 1550 com acionamento por alavanca
Direção
: hidráulica
Comprimento Total
: 11,8 m
Entre eixos
: 5,95 m
Largura
: 2,52 m
Balanço Dianteiro
(distância entre o para-choque dianteiros e o eixo da frente): 2,4 m
Balanço Traseiro
: (distância entre o eixo traseiro e o pára-choque de trás) 3,54 m


Um comentário:

  1. Bom dia quero saber mais da mercedes commuter of 1730 Euro 3 AUTOMATIC.
    Cpts
    Costa Pite

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